Ritual matinal: 5 passos para começar bem o dia

Ritual matinal: 5 passos para começar bem o dia

Você adota algum ritual matinal? Se tem uma coisa que transforma o meu dia é começar ele muito bem. Sendo a pessoa organizada E preguiçosa que sou, estabelecer uma rotina foi fundamental para me ajudar a iniciar com o pé direito. Desenvolvi um “esqueleto” que pode ser alterado de acordo com as necessidades de cada um, mas confie em mim e siga esses cinco passos, caso você ainda não tenha encontrado a rotina ideial.

1. Desperte com calma.

Um das coisas que pode estragar um dia que mal começou é confusão e atraso na hora de acordar. Um primeiro passo importante para que seu dia seja bom é ter tranquilidade para criar a consciência inicial de que há um novo dia pela frente. Escolha um som de despertador tranquilo, desenvolva a consciência de que você está vivo e seja grato por isso. Passe um tempo em silêncio, fazendo uma pré-meditação. Tudo isso não precisa passar de 5 minutos, mas você escolhe o que for melhor. Acredite em mim, um despertar com calma traz um descanso bem maior do que passar esse tempo apertando no soneca e tentando não acordar (porque todos sabemos que não dá mais pra dormir, né?!).

2. Hidrate-se.

Hidratar-se após várias horas de sono ativa o metabolismo e, inclusive, ajuda a despertar. Mesmo que você não sinta sede ao acordar, seu corpo precisa de hidratação. Você pode tomar apenas água, mas é legal adicionar também alguns outros ingredientes simples para te energizar ainda mais. Pode ser água com limão, água com maracujá, o famoso suco verde ou um matcha, dentre outras possibilidades.
Se você tiver a necessidade, é nessa hora também que é legal tomar suplementos. Além disso, recomenda-se esperar pelo menos 20 minutos para comer alguma coisa, visto que é a primeira informação que as suas células estão recebendo depois de tanto tempo.

3. Ative seu corpo.

Assim como no caso da hidratação, depois de muitas horas em repouso, é necessário que a gente acorde o nosso corpo de alguma forma. Para alguns pode ser por meio de caminhadas ou exercícios físicos de alta intensidade. Para outros pode ser por meio do yoga ou de exercícios de respiração. Para outros, ainda, pode ser por meio de um simples banho morno seguido de uma ducha gelada (ótimo, não?!).
Há diferentes maneiras de fazer nosso corpo entender que um novo dia começou, sendo, então, algo bem adaptável de acordo com gostos e necessidades de cada um. Ninguém é obrigado a ir na academia, mas mexer o corpo de alguma maneira vai trazer benefícios para o resto do dia. Alongamentos irão ajudar fisicamente e psicologicamente. E a endorfina liberada vai trazer eu sentimento de positividade. Vai por mim, faz diferença.

4. Faça um café da manhã seletivo.

Por seletivo, quero dizer para você considerar com carinho o que vai escolher para ser a primeira refeição do dia. Eu gosto tanto do café da manhã que tenho por hobby criar coisinhas rápidas, fáceis e nutritivas (posto algumas delas aqui, inclusive). É a energia que eu preciso para começar meu dia. Sugiro que você aproveite o tempo para escolher alimentos que tragam nutrientes que você não vai obter nas outras refeições do dia.
Não esqueça de comer com calma, sem televisão, sem celular, sem distrações. Aproveite para desenvolver uma melhor relação com a comida.
Observação: eu sei que o café da manhã não é necessário, caso você não esteja com fome, mas a maior parte de nós sente a necessidade de nutrir o corpo depois de longas horas de jejum. Se você não tiver fome, simplesmente pule essa etapa.

5. Visualize o seu dia.

Outro ponto em que há infinitas possibilidades. Você pode simplesmente ficar em silencio pensando sobre o dia que tem pela frente ou pode investir em técnicas que, comprovadamente, trazem mais benefícios, como é o caso do journal. Escrever sobre seus objetivos, sobre o que você quer e precisa fazer no dia, sobre tarefas e hobbies, entre outros, ajuda a clarear as ideias e proporcionam um sentimento de que está tudo encaminhado. É um primeiro passo para a execução de tudo o que você quer realizar no dia.

E depois?

Bom, a partir disso você está liberado para acessar os e-mails, checar as redes sociais, conversar com os amigos, trabalhar muito, enfim, o que quiser. Mas acredite em mim quando eu digo que seguir esses cinco passos fazem bastante diferença.
Gostaria de lembrar também que é você quem estabelece os tempos e as atividades. Tudo isso pode levar meia hora (se você mexer o corpo rapidinho e deixar o café da manhã pronto – overnight oats e chia pudding FTW, hehe), ou uma hora, ou duas, enfim, o que você tiver disponível. Esforce-se – eu sei que é chato começar – e depois me conte o que achou.

Tem mais alguma coisa legal que você faz durante o início do seu dia e que gostaria de compartilhar?

Imagem: 1

  • Gabriela Dahmer Coitinho

    Nossa, se eu fosse seguir todas as suas dicas, meu dia não seria muito bom, na verdade. Algumas eu já faço por questões de saúde, mas outras não. Primeiro que se eu não acordar pulando da cama, eu não acordo, fico sonolenta, e sono me deixa de mal humor. Beber água é rotineiro para mim, já que faz bem para o intestino beber água em jejum, então é algo que eu já tinha costume, mas comecei a beber mais por isso. Ativar meu corpo só se for na correria por estar sempre atrasada, mesmo acordando 1h antes de sair, kkkkk. Café da manhã seletivo? Sem chances e sem tempo. Sempre como uma torrada (é o que me deixa sem fome por horas, já que não posso tirar uns minutos pra lanche no serviço). Visualizar o dia é algo que não preciso, já que trabalho e faço academia, depois venho pra casa e trabalho no blog. Então é uma rotina constante, mas até que gosto.

    Beijos,
    Blog Gaby DahmerFanpage

    Bruna Zbk respondeu:

    Ué, Gaby, mas a ativação do corpo e o café da manhã seletivo dá pra fazer em menos de 5 minutos, hehehe. Sugiro você tentar inserir aveia no café da manhã porque sacia muito (fibras) e é mais nutritiva que a torrada. Pra ativar o corpo, basta dar uns pulos. Pra cada pessoa funciona diferente, então eu quis compartilhar porque, quando faço essas coisinhas, termino o dia sem peso e sem a sensação de correria ou estresse ou qualquer coisa. MAS, se estiver tudo correndo bem por aí, é só sempre melhorar no que você já faz. 🙂

  • K.

    faz tempo que eu tento criar uma rotina matinal,mas ainda não achei uma ~perfeita pra mim. ainda assim, tenho tentado (pelo menos) tomar uma aguinha com limão todos os dias pela manhã, haha. adorei o post e as dicas 🙂

    Bruna Zbk respondeu:

    Eu penei pra chegar no ideal, viu. Mas é outra vida, hahaha. Espero que você consiga! 🙂

  • Preciso criar uma rotina pra manhã mas é bem complicado de segunda a sexta
    tentar fazer mts dessas coisas no finde!
    Mas adorei as dicas!

    Bjooooooooos
    muitospedacinhosdemim.blogspot.com.br

    Bruna Zbk respondeu:

    Oi Fernanda! Obrigada pela visita. Tenta fazer aos poucos nos dias dias de semana também! Dá pra ativar o corpo em um minutinho, por exemplo, dando uns pulinhos, hehe. Dá pra, na noite anterior, deixar frutas cortadinhas pro café da manhã. Enfim, eu sei que parece um trabalhão, mas, a partir do momento em que a gente começa a fazer, fica mais fácil. Espero que você consiga encontrar o seu ideal e, qualquer coisa, estou aqui. 🙂

  • Duane Buture

    Bru, realmente é muito importante ter uma rotina matinal. É aquele chichêzão, né, de que se a gente começa o dia mal, a probabilidade de tudo dar errado é maior. Sigo algumas das suas dicas: logo que acordo tomo água, faço 5 flexões, 15 polichinelos e corro por 10 segundos (isso dura um minuto, mas faz MUITA diferença). Daí vou dar comida pros meus pets e tiro o lixo, só depois disso tomo café da manhã e aí escrevo as minhas tarefas e compromissos numa agenda. Vou começar a seguir essa dica da visualização, é uma técnica muito poderosa.
    Beijos!

    claramenteinsana.com

    PS: Adorei esse seu insta vegano!

    Bruna Zbk respondeu:

    Du, que legal! Clichezão, sim, mas, ao mesmo tempo, muitas coisas clichês acabam sendo realidades, né? Hahaha. Que bom que está tudo certo por aí. Eu adorei especialmente o seu comentário porque você mostra como é possível fazer um dos pontos que coloquei (ativação do corpo) bem rapidinho, quando muita gente fica de mimimi que não tem tempo e etc. Se temos tempo para ler um texto, podemos criar tempo para cuidar melhor de nós mesmos, né?! ♥️

  • Oi Bruna! Eu amei suas dicas e as considero importante.. ainda mais para lidar com a ansiedade, né?
    Eu preciso e MUITO fazer as coisas com calma e parar de atropelar os momentos, passando obrigações na frente, sabe? =/

    Beijos
    http://www.saidaminhalente.com

    Bruna Zbk respondeu:

    Sei beeem, Clayci! Tenta ir fazendo uma coisinha de cada vez. No meu caso, notei que estava no “automático” e sempre com uma sensação de dia corrido, preguiça de algumas coisas, etc., então comecei a colocar avisos no celular para espaços de tempo só para mim até virar hábito, heheh. Vale muito a pena, até porque vai ser algo importante pro resto da vida. ♥️

  • Minha rotina mudou demais quando comecei a priorizar esses momentos na manhã. Às vezes escorrego com algum email pra responder ou algum prazo, mas me esforço pra ter esse tempo pra mim e começar o dia bem. ♥️

    Bruna Zbk respondeu:

    Que bom, Katarina! O esforço em priorizar um tempo só nosso compensa demais. ♥️

  • A manhã pra mim é um momento adorável. Uma das minhas partes favoritas do dia! Mas tomar banho gelado… nun dá uahuahauhauhaua

    Bruna Zbk respondeu:

    Hahahaha, também não sou muito dessas, não. Por isso prefiro ativar o corpo com exercícios. 🙂