5 alternativas de lazer para as férias de inverno gastando pouco

5 alternativas de lazer para as férias de inverno gastando pouco

Férias, aquela palavra mágica que todo mundo adora… Pois é, elas chegaram (ou estão chegando) para uma boa parcela de nós – e não apenas para quem estuda, já que muita gente prefere descansar nessa época do ano, afinal, é verão na América do Norte e o dólar está ficando mais em conta! #PartiuDisney #SQN, pois nem todo mundo tem dinheiro para viagens deste tipo no momento. (E eu me encaixo nesse grupo, é claro. Infelizmente. Mas vamos lá.)

Na minha realidade – estudante sem emprego que ganha dinheiro uma vez ou outra e o segura com muito carinho –, o mês de julho significa férias da faculdade e elas não vão muito além de duas ou três semanas. E, povo, eu estudo muito durante o ano, então adoro usar esse período para ficar descansando e fazendo vários tipos de nadas. Meu quarto é um bom casulo para este fim, mas procuro manter em mente que é legal aproveitar o tempo para alguns dos meus hobbies também. Tem horas que sair (sozinho ou em boa companhia), ou até mesmo chamar os amigos em casa, é o melhor bem que você pode fazer para si mesmo.

Estava lendo que o gasto do brasileiro com lazer é em média R$389 por mês, conforme pesquisa desenvolvida pelo SPC São Paulo em parceria com o Meu Bolso Feliz. Não sei vocês, mas minhas condições financeiras no momento me deixam em um patamar bem abaixo da média brasileira. Pensando nisso, coloquei minha cabeça para funcionar e fiz uma listinha de algumas atividades de lazer com as quais teremos poucos gastos e deixaremos nosso bolso mais cheinho e saudável.

1. Maratona de filmes e séries.

Sim, o cinema tem seus atrativos, a tela enorme, pessoas ao seu redor compartilhando os mesmos sentimentos (quem aí chorou com o Como Eu Era Antes de Você?), a pipoca… Mas às vezes esse gasto pode pesar no orçamento ou simplesmente ser inviável (se você mora em uma cidade sem cinema como a minha). Existem alternativas, então por que não usufruiu delas?

A opção cada vez mais difundida é a Netflix, onde você paga pouco mais de R$20 por mês e tem direito a uma infinidade de filmes e séries aí mesmo no sofá da sua casa. Vale lembrar que a nossa série queridinha de todos os tempos, Gilmore Girls, passou a ser toda disponibilizada lá para que a gente possa fazer uma super maratona antes de termos os episódios inéditos (surtando bem pouquinho).

Para quem quer outro tipo de experiência, que tal dar uma olhada nas locadoras de filmes? Elas são cada vez menos comuns, mas ainda existem e cobram cerca de cinco reais por filme. Você pode chamar um amigo e viver a nostalgia de anos atrás quando a diversão era ler todas as sinopses na caixinha e escolher o que parecia melhor.

2. Passeios em parques.

Vá por mim (menina de cidade pequena), toda cidade tem parques. Às vezes o tal parque leva outro nome ou se apresenta como um bosque, ou uma margem de rio. Pode ser uma pracinha também. Você deve aproveitar esse tipo de lugar! Pegue aquele dia de tédio e saia para dar uma caminhada, ver outras pessoas, estar um pouco mais em contato com a natureza. Tenho certeza o seu ânimo vai melhorar. E por que não aproveitar o tempo e fazer um piquenique debaixo de uma árvore? É uma ótima pedida! Chame seus amigos, organizem os quitutes e aproveitem o momento.

3. Cozinhe para a família.

Eu tenho certeza que você tem pelo menos uma receita em sua lista mental de “gostosuras para testar”, mas, por algum motivo, nunca a fez. Minha irmã, por exemplo, tem aproximadamente mil prints no celular de receitas a serem testadas e outros livros de culinária a serem desvendados. Que tal escolher uma receita, comprar os ingredientes e preparar para a família em um fim de semana? Garanto que todos ficarão felizes, afinal, vocês estarão juntos e não poucas coisas unem tanto as pessoas como comida.

4. Turismo ecológico.

Essa vai para os amantes da natureza. Trilhas, desbravar a mata, nadar no rio, estar em contato com bichos e respirar o ar puro que só um local rodeado por árvores é capaz de proporcionar é a melhor opção para quem não tem medo de uma boa aventura. Aproveite o tempo livre e conheça algo próximo de sua cidade. É bem provável que você se surpreenda com as possibilidades.

5. Junção de amigos.

Junção, Camila? Sim! Junção é como chamamos encontro de amigos por aqui. E quer melhor coisa que estar entre amigos? Reúna sua galera na casa de alguém, levem jogos, façam gordices, peguem as cobertas e travesseiros e está pronta a festa do pijama! Cada um pode ficar responsável por trazer alguma coisa ou os gastos podem ser divididos entre todos. Não pesa no orçamento de ninguém e você ainda se diverte com as suas pessoas preferidas.

Imagem: Unsplash

  • Maratona de filmes/séries é uma delícia, né? Sempre fazemos aqui em casa! Visitar o parque também é super válido e já aproveitamos para levar as cachorras para um passeio, todo mundo adora. Cozinhar em conjunto já virou hábito. <3 Todo mundo se ajuda e, no fim das contas, é super gostoso!

    Adorei as dicas, além de divertidas, são econômicas e fáceis.

    Beijos,
    https://victoriafelet.blogspot.com.br/