5 coisas que fazem com que eu me mantenha motivada

5 coisas que fazem com que eu me mantenha motivada

Algum tempo atrás, abordamos aqui no Moderando o tema Planejamento Estratégico Pessoal, onde falamos a respeito da importância de se planejar quando o assunto é a busca de objetivos pessoais. Mas como definir objetivos e metas (e posteriormente planejá-los) se você não encontra um motivo que te leve a realizar aquilo?

A Motivação Pessoal é a força que direciona praticamente todas as nossas ações. Ela nos ajuda a determinar a importância de uma meta, baseando-se no tempo, na persistência e no esforço que colocamos na conclusão da missão. Pessoas com alto nível de motivação têm sonhos, propósitos, e sabem o valor que possuem no mundo, dispõem de grande força de realização, são positivas e agem conforme seus valores para conquistar o sucesso.

Pensando nisso, listei cinco ações que procuro desenvolver para me manter motivada.

1. Converso com pessoas que fazem com que eu me sinta bem.

Quem me conhece sabe que, infelizmente, eu não sou uma das pessoas mais fáceis do mundo. Posso ser bastante complicada e tímida e, por isso, não consigo ‘me abrir’ tão facilmente com outra pessoa. Preciso realmente confiar nela. Confio nos meus amigos, que são poucos, mas são os melhores. (Sim, sei que vocês pensam a mesma coisa dos seus amigos.)

Mas eu também tenho certa dificuldade em confiar em mim mesma e em saber que aquilo que desempenhei esteja realmente atendendo às expectativas dos outros. Sou ruim em receber elogios, mesmo eles vindo de pessoas próximas. Ao mesmo tempo, quando percebo que são verdadeiros, fico satisfeita e contente, obviamente, pois tento sempre fazer o meu melhor.

E todo mundo se sente para baixo de vez em quando, não é mesmo? Pelo menos eu acho que sim. Comigo, tal situação ocorre principalmente quando vejo alguma coisa que queria muito não acontecer ou não ocorrer da forma esperada. Talvez eu acabe frustrada por colocar expectativas altas demais em muitas coisas.

Entretanto, tenho muita sorte em ter pessoas que me animam, que dizem que as coisas vão melhorar e que me fazem rir e esquecer dos problemas. Elas têm o poder de me dar o gás que eu preciso para finalizar determinada tarefa ou continuar na busca pelos meus objetivos. E fazem isso mesmo estando longe, já que grande parte das pessoas mais importantes para mim estão morando em outras cidades. (Muito obrigada, internet!)

2. Escuto música.

Música é, sem dúvidas, a coisa que eu mais gosto no mundo. Sua importância é inegável em minha vida. Sabem quando as pessoas dizem que música salva vidas? Bom, elas estão certas. Não são poucos os exemplos de músicas que eu sinto que ‘falam’ comigo – parece que o compositor simplesmente pegou a situação pela qual estou passando e a transformou em música. Traz a sensação de que não estou sozinha.

Eu deixo minhas músicas tocando praticamente o tempo todo. (Provavelmente os únicos momentos em que desligo são quando estou na aula e quando estou dormindo.) Ficar sem escutar música por alguns dias, para mim, é pior que TPM – impacta no meu humor e, consequentemente, nos meus relacionamentos e no meu desempenho nas tarefas do dia a dia. E ela, como um amigo querido, também é capaz de me motivar a continuar.

Eu sei que a maioria das pessoas não consegue realizar qualquer atividade com barulho, mas o que quero dizer aqui é: encontre algo só seu que tenha o poder de te deixar melhor. Encontre a sua própria música.

3. Tenho minhas metas bem estabelecidas.

Sabemos que não é necessário ter metas estabelecidas para toda a nossa vida – isso é irreal. Porém, acho muito importante manter alguns objetivos mais próximos e que sejam realizáveis a curto ou médio prazo.

No meu caso, por exemplo, tenho meu planejamento de estudos, que me auxilia no dia a dia na faculdade (onde sempre temos várias coisas para fazer) e nos cursos, pós-graduação e MBA que pretendo fazer em seguida. Também, como vocês já sabem, tenho um planejamento pessoal que envolve atividades de lazer e crescimento pessoal.

Saber que tenho sonhos me motiva a querer realizá-los, mesmo que hoje eles ainda pareçam distantes. Quem nunca ouviu aquela famosa frase do Walt Disney, “se você pode sonhar, você pode realizar”? É algo que procuro manter em meu pensamento, junto com alguns exemplos famosos (como o próprio Disney) e outros próximos a mim.

4. Procuro incentivar outras pessoas.

Todos nós gostamos de receber elogios sinceros, ainda que, muitas vezes, não saibamos lidar bem com eles (como no meu caso). Então por que não retribui-los? Por que não incentivar outras pessoas a darem o seu melhor naquilo que desempenham? Temos um poder imenso em auxiliar nossos amigos a tornarem-se mais satisfeitos consigo mesmos.

Ajudar e incentivar alguém a melhorar pode ser muito gratificante e prazeroso. Mas eu aprendi que, além disso, pode ser um empurrão para nós mesmos. Ao refletir sobre as qualidades de um amigo, eu acabo refletindo sobre as minhas também. E isso vale para tudo que seja importante para nós mesmos.

5. Comemoro cada conquista.

Essa é da série “coisas que aprendi com a administração”. Sempre discutimos a importância de o gestor comemorar pequenas vitórias de seu grupo de colaboradores, cada atingimento de meta. Por menor que seja e, mesmo que pareça insignificante no momento, cada vitória é importante para a atingimento do objetivo final.

O mesmo vale para nossos objetivos pessoais. Tirar uma boa nota nas provas vai me levar a passar na disciplina e, consequentemente, nos semestres. E isso vai me levar ao objetivo maior de me formar na graduação. Então, por que não comemorar? Por que não ficar feliz com algo que foi possível por causa do meu esforço e dedicação? As pequenas vitórias me lembram de que, aos poucos, chegarei onde eu quiser.

E você? O que te mantém motivado?

Imagem: 1

  • Amo escutar música, deixa tudo muito mais animado *U*

    Beijos,
    http://www.thalitamaia.com

    Camila respondeu:

    Verdade, Thalita! Amo <3
    Beijos.

  • Otimas dicas.. as vezes a gente desmotiva mesmo.. e manter o foco e celebrar as boas coisas da vida e tudo. Bjs

    http://www.deboradahl.com

    Camila respondeu:

    Isso é completamente normal, tem dias que não estamos bem, que estamos pra baixo. Mas é importante manter a positividade e encontrar o que funciona para de deixar de bem com a vida. Beijos!

  • Adorei saber o que te motiva, porque nem sempre temos isso bem definido, ouvi música, assisti um filme, passar um tempo com amigos e famílias se encontra na minha lista 😀

    http://www.sweetexpected.com.br/

    Camila respondeu:

    Que bom que você gostou, Line. Fico bem satisfeita!
    Pensei algum tempo antes de escrever, mas no fim decidi colocar as coisas que mais gosto de fazer. Para mim, isso é motivação! 😀

  • sIM SIM SIM SIM ! AMEI sua dicas… se manter motivado = uma vida mais leve!!

    Camila respondeu:

    Com certeza <3
    Obrigada, beijos!

  • Oiii Camila! Lendo seus post que fui perceber que algumas dessas coisas me motivam também…. e eu nem sabia! Música com certeza é uma delas, me deixa feliz e animada!!!
    Outra coisa que me me motiva é ser organizada… é planejar minha semana!
    Gosto de anotar tudo que tenho que fazer e isso me dá ânimo para realizar e quando vejo que conseguir fazer tudo a sensação é maravilhosa…rsrs
    Bjsss

    Camila respondeu:

    Oi Tata! Que bom que o post fez você pensar e identificar coisas que te motivem, e é muito legal saber que algumas coisas são comuns às minhas!
    Música é meu xodó da vida <3 e organização e planejamento, desenvolvi mais com a faculdade, confesso. Mas concordo, só de ver tudo na sua frente, e ver que no fim é sim possível realizar aquele sonho, dá um ânimo enorme!
    Bjssss

  • Gostei muito das dicas!! Eu procuro ouvir música também!!
    Beijos
    BlogCarolNM
    FanPage

    Camila respondeu:

    Que bom, Carol <3 Muito obrigada!
    Beijos

  • Escuta musica me da muita inspiração e me deixa feliz, eu sempre tenho musicas animadas e agitadas, todo dia de manha ligo minha playlist e cai dançando feito louca. Musica ajuda muito > http://www.seteprimaveras.com

    Camila respondeu:

    Gente, que bom ver que não estou sozinha no mundo, amo vocês! haha
    Como eu disse no post, ligo música de manhã e só desligo à noite, exatamente como você! Passo o dia todo cantando,acho que o pessoal aqui tem vontade de me matar ás vezes hahaha.
    Música <3

  • Mas gente… como eu adorei isso aqui *-*

    então… achei valiosissima a sua lista. A gente tem de se conhecer, buscar o que faz bem e seguir com isso. Cercar-se de pessoas positivas é muito sábio, porque além delas te motivarem, você também passa a ter a chance de passar a palavra e a atitude adiante.

    Música… não dá pra viver sem. Seja em alegria, tristeza, pé na bunda… HAHAHA ela nos entendem mais do que qualquer pessoa, de fato <3

    beijo
    beinghellz.com

    Camila respondeu:

    Ai, que bom! Como eu fico feliz com isso *-*
    A frase “encontre a sua própria música” é justamente isso, você precisa se conhecer, e ver o que funciona para você. Isso varia de pessoa para pessoa.
    Música é vida, música é o melhor amigo, música é tudo *——*.
    Beijos!

  • ótimas dicas, sigo elas também!
    Sou como vc em relação a música, não consigo viver um dia sem!
    bjoka http://diadebrilho.com

    Camila respondeu:

    Que legal que nossas motivações combinam, Wanessa!
    Gente, pra mim é impossível viver sem música, é simplesmente fora de questão hahaha.
    Beijos!

  • Adorei suas motivações. Eu também não vivo sem música e parece que nada funciona se não tiver algo tocando no fundo. Eu ao contrário da maioria não consigofazer nada em silêncio, hahahaha.
    Sem dúvidas comemorar nossas conquistas nos deixa mais motivadas a conquistar mais coisas. Que bom saber que mais pessoas pensam assim.

    Beijos
    http://www.caroldoria.com

    Camila respondeu:

    Alguns dias atrás uma colega disse que brigou com a filha por ela estudar com as fones de ouvido, achando que atrapalhava. Até que eu disse que faço a mesma coisa, parece que eu não me concentro se NÃO tiver música. Fica tudo muito estranho haha.
    A gente tende a acreditar que só deve comemorar conquistas grandes, que apenas isso conta, esquecendo que é de pouquinho em pouquinho que se chega lá. TUDO é importante!
    Beijos

  • Oi Camila (e equipe)
    Antes de mais nada gostaria de dar parabéns pelo blog. Muito bem montado, assuntos interessantes e com um foco bem diferente do que estamos acostumadas. Fora que o espaço é muito clean e acolhedor.

    Quanto a lista adorei!
    E eu também me sinto motivada com todas essas coisas que você disse. Acho que também sair da rotina (nem que seja tentando um caminho novo, experimentando um café que você nunca provou), tambem costuma me ajudar.
    fazer uma lista de coisas que vc gosta e inspiram (ou dos seus pontos fortes) também é ótimo.

    Bjs e parabéns mais uma vez
    Pri
    http://www.styledchicas.blogspot.com.br

    Camila respondeu:

    Oi Pri!
    Muito obrigada pelos elogios sobre o blog e sobre o post! É muito bom ouvir palavras tão carinhosas a respeito de algo que estamos não esforçando para que fique o melhor possível para vocês.
    Eu não costumo sair muito da rotina, não sei bem o motivo disso, mas agora que você mencionou, pensei que, sim, é sempre muito bom ter experiências novas, ainda que pareçam simples.
    Beijos!

  • E a parte boa na amizade mescla dois pontos! Ao mesmo tempo em que um amigo é essencial nos momentos em que precisamos conversar/desabafar, ao incentivá-lo e dar forças a ele, também nos motivamos <3

    Lindo texto Camila!!

    Camila respondeu:

    Com certeza, é aquele negócio de ajuda mútua. E que todo mundo sai ganhando!
    Obrigada <3

  • Suas dicas são sempre incríveis, sempre saio daqui muito inspirada e motivada. Parabéns pela qualidade e por seu conteúdo! =)

    http://www.kailagarcia.com

    Camila respondeu:

    Fico muito, muito feliz que você se sinta bem aqui no Moderando! Isso é muito importante para nós, é esse o nosso propósito <3
    Esperamos poder fazer com que você continue gostando daqui. E que volte mais vezes!

  • Camila, escreve ai.
    Um dia você vai transformar isso aqui num best seller, e o prefácio tem que ser meu, é de lei! hahaha super beijo.

    Lua do Meu Mundo da Lua
    FanPage (se inscreva no blog, te esperamos por lá)

    Camila respondeu:

    Ai meu Deus, que elogio lindo foi esse? Muito obrigada! Mesmo!
    Pode deixar, o prefácio é seu, está anotado hahahaha. Grande beijo para você também, Lua!

  • Nossa, com certeza ouvir música é algo que sempre me motiva. Sempre escuto quando estou quereno expor minhas emoções de alguma forma, sabe?

    Sobre as metas, sim precisamos colocar em prática isso aí. Acredito que seja o mais importante e também o mais complicado da lista.

    Adorei o post como sempre ❤

    Beijo, meninas!

    Camila respondeu:

    Música fala comigo, música me entende, sem sombra de dúvidas. Amo demais!
    Gente, não é tão complicado assim, hahaha, só exige um pouquinho de esforço. Mas com certeza você consegue, Vivi *-*
    Obrigada! Beijos, moça!

  • Adorei o post Camila! São ótimas dicas de motivação mesmo! Gosto de seguir esses passos, principalmente quando eu estou desmotivada.. O último eu não deixo de fazer nunca, comemorar nos incentiva seguir a diante com as outras metas, é bom demais! Beijokas 🙂

    Camila respondeu:

    Muito obrigada, Natz! Tento fazer isso com frequência, mas é quando estamos desmotivados que isso tudo se torna ainda mais importante! Para mim também, comemorar minhas conquistas está se tornando cada vez mais importante para mim, está me motivando cada dia mais, e faz com que eu siga mais próximos objetivos!
    Beijos 😀

  • Oi Camila, gostei muito das suas formas de se manter motivada. Acho que cada um tem os seus próprios métodos, mas existem algumas máximas universais como estar rodeado de pessoas inspiradoras e saber reconhecer o trabalho de quem está perto. Lindo esse post!

    Camila respondeu:

    Oi Camila, que bom que você gostou, fico muito feliz!
    Realmente, a motivação é muito particular, cabe a você encontrar o que mais se ajuda, não existe certo ou errado. Mas estar com quem se gosta é inegavelmente uma das melhores coisas do mundo, sempre te dá um ânimo <3
    Reconhecer o que os outros fazem é geralmente mais importante para quem elogia, do que para quem recebe o elogio. Uma pena que seja tão pouco praticado.
    Obrigada!

  • Nossa, amei as dicas! *-* Eu tenho que ser um pouco mais organizada e começar a traçar as minhas metas também.
    Uma coisa que eu adorava fazer é escutar música, infelizmente parei, porque não consigo fazer duas coisas ao mesmo tempo, kkk. Se eu escutar música enquanto faço algum trabalho ou no momento de estudo, me pego cantando a música em vez de fazer o que deveria estar fazendo, hahaha. 😀

    Bjoss
    http://www.rebastos.com.br

  • O que me mantém motivada? Tive que parar para pensar antes de escrever… São tantas coisas… Musicas, filmes, histórias tristes mas como aquela vibe de superação sabe? Por falar em filmes eu sempre quis ser como aquelas protagonistas de filmes antigos, que tem motivação própria, interna… E ainda por cima contagia outros ao seu redor… Pensar no que eu já fui capaz de fazer até o momento, o caminho que já percorri, e pasme, o quão down eu estive e superei… Tudo isso, um mix, rs, me motiva! Beijinhos… Au Revoir!

  • Ah Camila eu também sou dessas!!
    Estar rodeada por pessoas que agregam, manter o foco nos meus objetivos, falar sobre coisas maravilhosas, celebrar as conquistas… nossa, isso é vida!
    Muda a vida da gente, né?
    A gente fica feliz, leve… ah eu amo!

    Beijos mil!

  • Que post inspirador ♥
    Há poucos meses criei o hábito de colocar música para ouvir quando acordo e quando chego em casa. Acho tão lindo o quanto a música me motiva, deixa mais animada, calma…
    Lindo post! Amei 🙂

    Blog do Sofá
    do Sofá