Customização: prolongue a vida de suas coisas

Customização: prolongue a vida de suas coisas

Quem aqui é adepto da customização? Seja por motivos de forças maiores, como redução de gastos, ou simplesmente pela vontade de adequar determinado item do vestuário ao seu (novo) estilo, muitas pessoas modificam roupas, calçados, acessórios objetos, móveis e infinitas outras coisas.

Customizamos algo quando modificamos, adaptamos ou personalizamos tal coisa ao nosso gosto ou necessidade. E tudo isso pode ser bastante simples – cortes que modificam o decote, a manga ou a barra, a aplicação de pedrarias, tachas, rendas e adesivos e a utilização de técnicas de tingimento e descoloração são algumas das formas pelas quais se dá a customização. E provavelmente todos nós já tenhamos feito isso em algum momento da vida, afinal, quem aí nunca ajeitou a camiseta da turma que veio com as mangas gigantes?

Recentemente, parei para procurar algumas referências depois de ter feito uma limpa no meu guarda-roupa e perceber o quão enjoada eu estava de algumas cores e cortes. Conversei com algumas pessoas próximas e, como imaginei, todas elas tinham alguma história para compartilhar.

Minha mãe, por exemplo, já usou tinta de tecido para dar uma cara nova para camisetas antigas e amareladas (ela ainda deu um efeito “multicor” a elas amarrando barbantes em alguns pontos das peças). Uma amiga transformou, por menos de R$5, o tênis all star desbotado (cinza, mas originalmente preto) em um item diferente ao pintá-lo e incrementá-lo com pedrinhas na parte de trás.

Já a minha irmã simplesmente cortou as mangas de uma jaqueta jeans há muito tempo não usada e a transformou em um colete, ganhando, assim, uma peça nova. Algo parecido foi feito pela blogueira e maquiadora Nicole, que, além de cortar as mangas da jaqueta, também a descoloriu e a incrementou com tachinhas.

Exemplos na Blogosfera

Abaixo, mostro para vocês alguns exemplos relacionados a peças de vestuário que eu gostei bastante.

A Jess, do blog O Mundo de Jess, deu dicas de lugares para comprar patches e pins e deixar nossas roupas mais estilosas (eu acho o máximo essa tendência).

Já a Camila, do blog Meninices da Vida, transformou um tênis Keds da cor rosa claro nessa lindeza abaixo.

A Aimee, do blog SwellMayde, acrescentou algumas pedrinhas a um suéter antigo e o deixou mais delicado.

Não se customiza apenas roupas

O processo de customizar não fica restrito apenas às peças de vestuário – a decoração também entra aí. Podemos, por exemplo, transformar almofadas simples e sem graça, mudar as cortinas e reformar aquele móvel antigo que você quer manter porque passa de geração em geração na sua família. Abaixo, mostro algumas ideias.

A Marieli, do blog Compra-se um Fusca, mostrou uma maneira bem interessante para reutilizar flores artificiais que talvez estejam atiradas em um canto na sua casa.

Já a Mel, do blog Serendipity, ensina a customizar canecas. É uma maneira muito boa para dar uma cara nova a canecas padrão e simples demais.

Quer mais referências de customização?

O nosso querido Pinterest tem várias dicas maravilhosas, principalmente para roupas (as camisetas são minhas preferidas). É só você pesquisar, escolher entre as opções a que tem mais a sua cara e mãos à obra!

Outro lugar perfeito para encontrar exemplos de customização é o blog Customizando. Lá tem de tudo: moda, decoração, artesanato e até uma seção de cozinha criativa, na qual você pode se inspirar com receitas fáceis e lindinhas, como estes cupcakes dos Minions.

Agora me sinto pronta para fazer uma renovação no meu quarto e, principalmente, no meu guarda-roupa. Mostro para vocês daqui um tempinho (me desejem sorte, haha).

E você, pronto para mudar algumas coisinhas? Mais do que pela economia financeira, faça pela sua autoestima. Mudar é sempre bom! E compartilhem suas experiências comigo. 🙂

* Todas as imagens são pertencentes às respectivas blogueiras.

  • Eu amo customizar as minhas roupas porque alem de transformar algo velho e novo eu consigo ter peças exclusivas e com a minha personalidade <33
    http://www.lenouveaugrunge.com/

    Camila respondeu:

    Que legal, Carol! Também acho muito legal a customização. A autoestima melhora muito quando nos sentimos confortáveis, e para isso nada melhorar do que ter roupas com a nossa cara, não é mesmo? Muito legal esse mundo de “estilista por um dia” haha <3

  • Lua

    Já conheço a maioria desses Diys. MAs é sempre legal divulgar ^^