Você ainda paga tarifas? Conheça a Conta Digital!

Você ainda paga tarifas? Conheça a Conta Digital!

Observação: Todas as tabelas apresentadas estão vigentes na data deste post (julho de 2016). Mudanças podem ocorrer, portanto, recomendo que você acesse o site da instituição financeira.

Minha vida financeira, como a de muitos jovens, começou de verdade no momento em que entrei para a faculdade. Abri uma conta universitária em um grande banco e o pacote de serviços, bastante limitado, cobrava uma tarifa de quatro reais ao mês. Em 2008, passei a trabalhar nesse mesmo banco e meu pacote passou a incluir todos os serviços disponíveis, sem que eu tivesse que pagar por isso – afinal, para funcionários, não há cobrança de tarifas do tipo.

Passei alguns anos sem me preocupar com esse tipo de coisa. Porém, com o tempo, fui me especializando profissionalmente e consegui um emprego melhor. Com isso, voltei a ser um “cliente comum” para o banco em questão e meu pacote de serviços passou a ser cobrado: R$27,65 por mês. Como antes eu não pagava nada por isso, confesso que nem lembro a que esse pacote daria direito. Só sei que isso me custaria um total de R$331,80 no ano. Como eu gosto do meu dinheiro e tenho muitos planos para ele, busquei alternativas. Será que realmente é preciso pagar por um pacote de serviços para ter direito a uma conta em um banco?

Não, amigos. Não precisa.

A solução foi criada pelo Banco Central (BACEN), com a Resolução 3.919 – que entre outras coisas, fala sobre a Gratuidade de Serviços Essenciais. Ou seja, sem pagar tarifa alguma, você tem direito a serviços como cartão de débito, duas transferências entre contas da mesma instituição, quatro saques, entre outros serviços básicos que podem ser conferidos aqui. Como vocês podem perceber, são transações limitadas, portanto, é preciso tomar cuidado – qualquer serviço a mais precisa ser pago e pode custar uma pequena fortuna. E isso vale para qualquer banco.

PORÉM (sim, fiquem calmos, há um porém), no Art. 2º, inciso j, da resolução supra, temos o pulo do gato: é vedada a cobrança de tarifas de “prestação de qualquer serviço por meios eletrônicos, no caso de contas cujos contratos prevejam utilizar exclusivamente meios eletrônicos.” Ou seja, das chamadas Contas Digitais.

Dentre os grandes bancos brasileiros, o Banco do Brasil, o Bradesco e o Itaú aderiram à modalidade e oferecem esse tipo de contrato. Desta forma, caso você seja cliente de um destes três bancos e queira economizar um valor significativo em tarifas no ano, vá ao banco e faça sua adesão à conta digital. Caso você seja cliente de outro banco, é válido analisar as vantagens em comparação com os serviços que você ocupa mensalmente.

É bom observar que a conta digital pode existir sob alguns nomes diferentes, mas, na essência, são todas idênticas: você não pagará mais por nenhum serviço que seja realizado por meio eletrônico. Adeus limites de saques, transferências e extratos! Está tudo incluído no pacote digital que é gratuito. Basta fazer suas transações por meio da internet, celular ou terminal de autoatendimento.

É importante salientar ainda que DOC e TED também entram na categoria de transação digital. Ou seja, você pode ainda transferir dinheiro para contas em outros bancos sem pagar tarifa alguma. E também pode usar o Banco 24 Horas. Você só terá que pagar por um serviço caso tenha que ir até o caixa humano dentro do banco.

Claro que os bancos fogem da conta digital como o diabo foge da cruz e provavelmente eles enrolarão para que você fique dando mais dinheiro a eles. Porém, a possibilidade existe e você tem que fazer valer o seu direito de ter essa conta. Se o seu banco complicar muito e não quiser abrir uma conta digital para você, diga que irá fazer uma denúncia no BACEN – isso arrepia qualquer gerente. (Aliás, se você tiver algum problema de difícil resolução com qualquer banco, use esse meio de reclamação.)

Abaixo, você pode conferir as tabelas de tarifas referentes às contas digitais dos bancos citados:

Conta Digital do Banco do Brasil

cd bb

DigiConta do Bradesco

cd bradesco

iConta do Itaú

cd itau

Convenhamos, nós já damos muito dinheiro para os bancos. Eles usam nosso dinheiro, pagam uma mixaria por isso e, quando precisamos de um empréstimo, eles nos cobram aproximadamente 30% ao ano no crédito consignado. Pelo menos o gosto das tarifas desnecessárias não precisamos dar a eles.

  • Nossa, não sabia disso! Vou mudar minha conta com certeza!!! Valeu pela dica! 😀

  • Acredita que mesmo você explicando eu não entendi tudo completamente? Essas coisas de banco e dinheiro, nunca entendo, só explicando daquela forma como se explica pra criança, sabe? Hahahaha! Ainda bem que meu pai é contador e entende muito dessas coisas, daí eu me salvo por causa dele. Até hoje nunca tive um cartão de crédito, só tenho o dois de poupança mesmo. Um pra receber dinheiro e o outro pra deixar guardado e gastar quando eu precisar/quiser. Enfim, gostei do seu post mega informativo!

  • Caramba, que bacana! Nunca entendi muito bem esses quesitos de bancos, mas adorei saber mais e receber essa curiosidade super útil!

    http://www.semquases.com

  • Nossa, não fazia ideia disso! Eu pago uma taxa alta, mesmo sendo conta universitária. Gostei do post :3
    E sim, me passa o nome das blogueiras internacionais, é muito importante conhecer :3 To focando nas brasileiras por enquanto, mas nunca se sabe HAHAHA E convence sua irmã sim, a vergonha perdemos com o tempo :3

  • Não sabia dessa, e adoreeei o post. Eu tenho conta no Itau e essas tarifas são sempre bem chatas né. Vou buscar isso já haha

    http://www.teoremademahlli.com.br/